MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE: TÓZÉ FERREIRA
Tracks
Faixas:
1. More Adult Music
2. Algumas pessoas olharam o sul e viram o deserto
3. A força silenciosa do possível
4. This is music, as it was expected (1987 LP version)
5. O verão nasceu da paixão de 1921
6. Um som, seguido de uma cena negra e malva
7. Europa, depois da chuva
8. This is music, as it was expected (original 1987 version)
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Reedição do LP de estreia de António Ferreira de música experimental por computador, versão restaurada e remasterizada digitalmente, com duas faixas extra e uma versão alternativa. Originalmente editado em 1988 pela Ama Romanta, o LP Música de Baixa Fidelidade foi gravado em Haia, Holanda, em colaboração com o compositor Rodney Waschka II, e no estúdio de António Ferreira em Cascais. Um dos registos mais interessantes e enigmáticos da década de 80, a sua sonoridade densa apenas interrompidas pelo discurso pré-apocalíptico de Rodney Waschka II, revela cenários duma desolação por vezes austeramente opressiva, outras duma emotiva melancolia.
Este disco foi composto, gravado e produzido por António Ferreira em estúdio próprio, Cascais 02/88, excepto “More Adult Music” e “This is music, as it was expected” criados e gravados no Instituto de Sonologia do Conservatório Real de Haia durante o Inverno / Primavera de 87. Composição e geração sonora a cargo de um mini-computador PDP-11/34 controlando um DMX-1000 16-bit DSP e usando técnicas de estúdio analógico (1, 4 e 8) e um computador programado em LISP e FORTH controlando um sintetizador FM YAMAHA FB-01 e um sampler ENSONIQUE MIRAGE (2, 3, 5, 6 e 7).
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António Ferreira (1963) / contact via BandCamp
Frequentou o curso de Engeharia Quimica no IST entre 1980 e 1983. Em 1986 ingressa no curso de Sonologia do conservatório Real de Haia, onde estudou composição com K. Bhoemer e Clarence Barlow, sintese digital com Paul Berg, programação de sistemas interactivos musicais com Joel Ryan, psico-acústica e processamento de sinal com Simon
Templaars e técnicas de estudio analógico com Jaap Vink. A solo e em colaboração com Rodney Waschka II grava composições electroacústicas, algumas das quais viriam depois a integrar o LP MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE, editado em 1988, e apresenta várias composições suas com electrónica em tempo real.
Ainda em 1988 ingressa, em Portugal no grupo de Bioacústica do Centro de Análise e Processamento de Sinal do Complexo Interdisciplinar do IST. A partir de 1991 trabalha também como consultor em estudos de impacto ambiental no ambito do ruído, desenvolve vários programas de previsão de ruído ferroviário, rodoviário, aeronáutico e em projectos de acústica de edificios. Publicou vários artigos apresentados em várias conferencias internacionais. Paralelamente desenvolve actividades de composição musical em estudio próprio utilizando computadores. As suas peças tem sido apresentadas quer em Portugal (Festival Música VIVA – todas as edições entre 2000 e 2006 -, Festival de Aveiro) quer em vários paises estrangeiros, nomedamente no Festival Synthese de Bourges, nos Ciclos de Música por computador da Univ. Paris VIII (2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006), no Festival de Electroacustica de Besançon “Nuit Bleu”, França, no cliclo “Cinema for the Ears” em Copenhaga, Dinamarca 2001 ena ICMC (international Computer Music Conference) nos anos de 2002, 2003 e 2005. Outras apresentações foram feitos em vários eventos internacionais na Noruega, Dinamarca, USA, Itália, Cuba, Hungria, Inglaterra, República Checa, Irlanda, Brazil e Polónia. Também colaborou no desenho sonoro da mostra intenerante multimedia do design português, Voyager03/experimentadesign, apresentada ao longo do ano de 2003 em Paris, Barcelona, Madrid e Lisboa.
Editou as suas composições no CD Músicas Fictícias (ed. Ananana 2000), na Antologia da Música Electronica Portuguesa (ed. Placton music 2004), na compilação Electronic Music vol. I & II – Portuguese Composers (Ed. Miso Música 2005), no cd do Festival Metamorphoses 2004 (Belgica) como finalista e nas edições 2004 e 2006 do Festival Música Nova (Rep. Checa).
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Entrevista conduzida por Teresa Cascudo e realizada na Miso Music Portugal (Parede) a 21/08/2003 disponível no Centro de Investigação e informação da Música Portuguesa (*). Transcrição, redacção, revisão: Miguel Correia, João Carlos Callixto.
+ @ António Ferreira – Compositores Portugueses dos Séculos XX-XXI
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Imprensa:
MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE, o álbum de música electrónica experimental assinado por Tózé Ferreira (ou António Ferreira) e editado originalmente pela Ama Romanta em 1988, foi reeditado em CD pela Plancton Music e distribuído pela Musica Activa. Inteiramente gravado em computador, MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE teve a colaboração do compositor norte-americano Rodney Waschka II (em vozes) e inclui, na versão em CD, duas faixas-extra e uma versão alternativa do tema THIS IS MUSIC, AS IT WAS EXPECTED, apenas interrompidas pelo discurso pré-apocalíptico de Rodney Waschka II. António Ferreita frequentou, em meados dos anos 80, o curso de Sonologia do Conservatório Real de Haia, Holanda (onde o álbum foi parcialmente gravado), continuando desde aí a compor em computadores, tendo as suas peças sido apresentadas em Portugakl e no estrangeiro (França, Dinamarca e Suécia, entre outros). O seu mais recente álbum de originais é MÚSICAS FICTÍCIAS, que tem edição Ananana.
In Blitz de 18 de Março de 2003
Reissue of a masterful album of experimental/computer music which was originally released on the Ama Romanta label – now with 2 previously unreleased bonus tracks and one alternate take. The album features solo recordings made in 1988 by Ferreira at home (Cascais, Portugal) and collaborations with American composer Rodney Waschka II (aka the director of the Consortium to Distribute Computer Music [CDCM]) as recorded in 1987 at the Sonology Institute (The Hague Royal Conservatory, the Netherlands). Waschka reads poetry which calls to mind Laurie Anderson’s ‘lectures’. Musically, I’m reminded of a lot of electroacoustic experimentalists, but also of Lady June & David Vorhaus, Brian Eno, Robert Fripp’s Frippertronics and other acts of their era, but also slightly of Murcof (without the pulse), Oval, etc. Since the recording of this album, Ferreira has been working as an expert in noise pollution and bioacoustics, not returing to recording until his MUSICAS FICTÌCIAS album (Ananana 1998). The Plancton label (from Lisbon, Portugal) will also be releasing a “Portuguese Electronic Music Anthology” including 15 artists from 1972 onwards, e.g. Rafael Toral, René Bérholo, Nuno Rebelo, Nuno Canavarro or Carlos Zingaro.
Patrick Vandenberghe in [UZINE] 06 de 2003
MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE foi editado em 1988, pela Ama Romanta, na mesma altura que PLUX QUBA, de Nuno Canavarro. Dois Álbuns que criaram em Portugal as bases de uma electrónica situada na confluência da pop com a música contemporânea dita erudita. MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE, então assinada pelo seu autor como Tózé Ferreira, assume o seu carácter programático , quer ao nível da realização sonora, quer ao nível de uma teorização que põe em confronto as noções de “hi-fi” e “lo-fi”, daí decorrendo a sensação de uma certa frieza. Se os exercícios de manipulação de voz, como MORE ADULT MUSIC, THIS IS MUSIC, AS IT WAS EXPECTED e O VERÃO NASCEU DA PAIXÃO DE 1921 evocam operações paralelas de Paul Marinis, Robert Ashley e Carl Stone, todo o tratamento de sinais sonoros evidenciam uma coerência que lhe garante estatuto de obra fundamental no universo da música portuguesa atrás defenido. Conceitos matemáticos ou de interactividade entre diversos parâmetros musicais (escala, afinação, modo, ritmo) “adulterados” via programação ganham vida própria e uma limpidez sonora (acentuada pela remasterização) que parecem querer contradizer o título. É, além do mais, um prazer para o cérebro.
Fernando Magalhães, in Y, Público de 6 de Junho de 2003
A importante memória da música experimental que brotou do Portugal de finais de 80 através do estimulante catálogo da independente Ama Romanta continua a merecer atenções na era digital. E assim, cinco anos depois da reedição do marcante PLUX QUBA de Nuno Canavarro pela Moikai (editora de Chicago), o igualmente histórico MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE de TóZé Ferreira (originalmente editado no mesmo 1988) conhece finalmente edição em CD. Trata-se de um registo pioneiro da música criada com o auxílio de computadores entre nós, gravado entre Haia e Cascais, em colaboração com Rodney Waschka II. Entre percursos de exploração pela voz e intrigantes paisagens sonoras, traduzindo formas de procura de sugestões e outros prazeres audio através das “novas” ferramentas da época, eis uma obra tão histórica quanto o é ainda hoje atemporal, e para cuja reedição o próprio António Ferreira escreveu um texto de contextualização alargado.
Nuno Galopim in Dn+, Diário de Notícias de nº. 260 de 26 de Abril de 2003
A CD by portugese composer Antonio Ferreira, with 8 of his compositions, all recorded in 1988 in his own studio. Except for two works: ‘More adult Music’ and ‘This is music as it was expected’ that were both composed and recorded at the Sonology Institute in the Hague (Netherlands). All tracks were restored and remastered for this cd-release on Plancton Music. Must of them were in 1988 on LP. Ferreira tried his luck first in chemistry, but after hearing a record of Bernard Parmegiani he discovered music was his thing. He started studies in 1986 at the Sonology Institute in the Hague with Paul Berger, Konrad Boehmer, a.o. Here he met american composer Rodney Waschka II who lend his voice for several of the compositions on this cd: ‘More adult Music’ and ‘This is music as it was expected’. Ferreira uses computers, samplers and synthesizers. In ‘More adult music’ spoken word is prominent. Waschka reads or ‘performs’ a text that slowly gets incorporated in an electronic context in a counterpoint way. Other works on this originate from different ideas and concepts, that makes this CD a varied one. All is done skillfully and with dedication. It did not really appeal to me, but it will surely interest those who are into the INA-GRM type of electro-acustic music.
Dolf Mulder, in Vital Weekly, June 18, 2003; number 376, week 25
Eis uma reedição histórica no programa editorial português: o LP de estreia do músico Tózé (António) Ferreira, editado originalmente em 1988 pela mítica etiqueta de João Peste, a Ama Romanta. Na altura, MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE teve um reduzido número de exemplares, mas o impacto e a importância deste disco manteve-se intacta. Pela mão da Plâncton Music, é agora possível e guardar um disco raro na produção electrónica experimental nacional, visto ter-se tratado de um trabalho musical concebido inteiramente por computador. Não que o disco de Ferreira fosse original por isso (o computador já tinha sido utilizado por diversos autores de música contemporânea antes de António Ferreira), mas porque introduziu em Portugal um novo impulso ao panorama da música electroacústica, raramente abordado por outros músicos nacionais (Telectu e Nuno Canavarro foram excepções). Tózé Ferreira estudou no estrangeiro composição, sonologia, psico-acústica e síntese sonora digital, ensinamentos que lhe foram essenciais para congeminar esta obra que tem tanto de concepção teórica intrincada como de resultados sonoros inesperados (sons electrónicos gerados e manipulados por computador, ruídos processados digitalmente, ambientes sonoros imponderáveis, melodias sugeridas). Todas as peças desta reedição em CD foram remasterizadas e recuperadas das gravações analógicas e contém, ainda, duas faixas extra e uma versão alternativa. MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE, em 2003, revivifica a importância da edição original de 1988, conseguindo ainda surpreender e manter a alta exigência auditiva e o patamar estético desta obra ímpar do panorama musical português contemporâneo.
Vítor Afonso in Mondo Bizarre nº. 15, Maio de 2003
Tó Zé Ferreira è un autore molto più giovane, il 1963 è il suo anno di nascita, ma MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE è un disco altrettanto bello e altrettanto importante dell’altro; se non più importante, visto che si tratta della ristampa di uno degli ultimi LP usciti, in data 1988, per la storica etichetta portoghese Ama Romanta, la stessa che pubblicò il più noto PLUX QUBA di Nuno Canavarro. Si tratta di un lavoro più introverso e oscuro del precedente, con brani più dilatati e visionari, ma come quello diviso in due tipi di composizioni, che si diversificano per la strumentazione usata e per il luogo della registrazione. MORE ADULT MUSIC (qui in doppia versione: quella usata per l’ellepì e quella originaria) e THIS IS MUSIC, AS IT WAS EXPECTED sono state registrate all’istituto di sonologia del conservatorio dell’Aia utilizzando un computer e tecniche analogiche. Gli altri brani sono stati invece registrati a Cascais, nello studio del musicista, utilizzando computer, sintetizzatore e campionatore.
In SandsZine de 21/2/2005
As extensas notas que acompanham esta reedição de 2002 explicam as motivações e sobretudo os detalhes técnicos das composições neste álbum. “Música de Baixa Fidelidade” foi, em 1988, um dos pontos altos no percurso editorial da Ama Romanta (Pop Dell’Arte, Sei Miguel, etc.), um disco completamente estranho a todas as realidades musicais da época em Portugal. Tózé Ferreira refere o seu longo flirt com a electro-acústica, iniciado com “De Natura Sonorum” (Bernard Parmegiani, 1975) em 1981 e culminado no curso de Sonologia no Conservatório Real de Haia, em 1986. Estudos, práticas e contactos durante o curso resultaram em testes ao vivo (com Rodney Waschka, cuja voz se ouve depois no álbum) e em “Música De Baixa Fidelidade”, disco contemporâneo de “Plux Quba” (Nuno Canavarro), também editado pela Ama Romanta. Em 1988 era fácil tentar classificar esta música como parte da cultura industrial, como acontecia com Osso Exótico, mas nenhum desses discos se integrava realmente nessa cultura. Mesmo sonicamente, e isso tornou-se claro. Hoje é mais fácil enquadrarmos estes sons não só na tradição electro-acústica, nos silêncios e contra-argumentações de sons acústicos, nas improvisaões assistidas por computador, na exploração do feedback, mas também, especialmente em “O Verão Nasceu da Paixão de 1921”, numa linha cósmica germânica dos 70s. Álbum fundamental para olhar um “outro” Portugal pelo menos desde Anar Band em 1977 (Jorge Lima Barreto e Rui Reininho), Telectu na primeira metade dos 80s, Nuno Canavarro e Osso Exótico no final dos 80s, Manuel Mota nos 90s e tantas outras experiências desenvolvidas sobretudo na década de 90 e, numa família mais próxima do rock, já neste século.
In Flur, 2016